Seguidores

Vamos buscar

Vamos buscar

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estudos Bíblicos para Culto Infantil


  O perigo dos doces de Cosme e Damião







 O perigo dos doces de Cosme e Damião
(Texto do suplemento Infantil – Revista Evangelista de Crianças- Ano 03 nº 09/06 APEC)
Figura 01 – Imagine só um pacotão de bombons e doces igual a este. Bombom de leite, morango, uva, e até de melão e café. Pirulito, bolinhas de amedoim e chocolates. Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
E se alguém colocasse um pacotão deste na sua frente e você tivesse que escolher entre satisfazer a sua vontade, ou obedecer a vontade de Deus, o que você faria? Pegaria os bombons sem se importar se Deus se agradaria ou não da sua atitute ou não pegaria a sacolinha de bombons, pois é melhor agradar a Deus mais do que a você mesmo? Pois é, começe a pensar nisto enquanto conto uma história para vocês.
Figura 02- Vocês sabiam, que existe uma data, onde um grupo de pessoas, distribue  muitos doces para as crianças? É que em 27 de setembro eles comemoram o dia de Cosme e Damião. Mas afinal de contas que dia é este, e quem são Cosme e Damião?
Cosme e Damião eram gêmeos, nasceram na Arábia, seus pais eram crentes em Cristo e eles também se tornaram seguidores de Jesus.
Estes dois irmãos cresceram, e foram estudar medicina na Síria. Quando eles se tornaram médicos, passaram a tratar das pessoas e não cobravam nada pelo serviço, além disso aproveitavam para falar do amor de Deus para seus pacientes.
Figura 03 – Um imperador chamado Diocleciano, que não gostava dos cristãos ordenou que seu  comandante chamado Lísias que torturasse os dois irmaõs. O comandante ordenou que Cosme e Damião se curvassem diante de uns ídolos (Imagens de escultura), mas eles sabiam que Deus não se agrada disto e não obedeceram ao comandante. A Bíblia diz em Exôdo 20.4-5 “Não farás para ti imagens de esculturas... Não te encurvarás diante delas... “ Sabe o que aconteceu crianças? Cosme e Damião foram mortos por não terem adorado aquelas imagens.
Figura 04- Mas o que acontece hoje? Depois que eles morreram as pessoas fizeram imagens deles e colocaram para serem adoradas e para que as pessoas façam pedidos e dediquem oferendas.
Aqueles bombons que eles distribuem para as crianças, primeiro oferecem aos ídolos (imagens de Cosme e Damião) que são chamados de espírito de criança. Fazem isto como pagamento por alguma promessa. Ou seja, eles pensam assim: Se o ídolo me conceder o que estou pedindo todo dia 27 de setembro vou distribuir bombons para as crianças como agradecimento pela graça recebida. Sabemos que mortos não escutam ninguém, só Deus pode nos abençoar de verdade. Então, quando alguém vier lhe oferecer sacolinhas de bombons no dia 27 de setembro diga: muito obrigado , mas não posso receber.
Figura 05 -  Será que Cosme e Damião aprovariam tudo isto? Com certeza que não, pois eles nunca aprovariam que fosse feitas imagens suas para serem adoradas pelas pessoas e jamais aceitariam oferendas dedicadas a eles. Mas infelizmente isto acontece em nossa cidade. As crianças crentes precisam estar atentas pois a Bíblia diz em I Coríntios 10.31“Que comais ou bebais, ou façais qualquer coisa,fazei tudo pata glória de Deus’’. Assim não podemos comer nenhuma comida oferecida a ídolos. É muito difícil resistir a tentação de pegar um pacotão de doces, mas a Bíblia nos ensina em Tiago 4.7 “Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós” Diga Não a vontade de pegar estes tipos de bombons e Jesus ficará muito feliz com você. De outra forma você ganhará bombons muito melhores, pois Deus recompensa a quem lhe obedece.


Zé Gotinha - História Evangelística




ZÉ GOTINHA

Texto para memorizar: “... e o sangue de Jesus Cristo o seu filho nos purifica de todo pecado”. 1 Jo 1.7

Objetivo
Ensinar que só o sacrifício de Jesus com derramamento de sangue na cruz é capaz de nos limpar do pecado.


Modo de fazer
Recorte e monte o Zé gotinha como mostra o modelo. Cole atrás o bolso para guardar as gotinhas. A vassoura pode ser feita de palito de churrasco com lã vermelha
      O professor se aproxima da criança passando a vassourinha no coração.
Olá, como vai você? Quero te apresentar o meu amiguinho o Zé Gotinha. E sabe o que ele gosta de fazer? Ele gosta de limpar tudo com a sua vassourinha. Como está o seu coração, está feliz, está limpinho?
      O que será que pode sujar o coração das crianças? Será que tem alguém aqui que andou desobedecendo ao papai e a mamãe? Se você fez isto, saiba que seu coração está sujo e precisa ser lavado. Será que tem alguém aqui que brigou com o amiguinho esta semana? Olha Papai do céu é um pai zeloso e não quer ver seus filhos brigando com ninguém.
      Sabe crianças, existes muitas coisas que podem sujar seu coração e afastar você de Deus como por exemplo: Chamar palavras, contar mentira, pegar o brinquedo do colega sem avisar. São tantas sujeiras que estas coisas podem provocar! Mais eu e meu amigo Zé Gotinha sabemos a história de alguém muito especial que tem poder para limpar nossos corações. Você já ouviu falar de Jesus?
    Jesus é o filho de Deus que veio ao mundo para perdoar os nossos pecados e limpar o nosso coração. Mas para que isto fosse possível, Ele precisou morrer e derramar muitas gotas de sangue como essa (mostrar a gotinha para as crianças). Jesus, porém não ficou morto, ao terceiro dia ele ressuscitou para que fossemos salvos. Se você entregar o seu coração a Jesus Ele te limpará de todos os teus pecados. A Bíblia nos ensina que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado ( 1 Jo 1.7).
    Você quer ficar limpinho do pecado? Receba a Jesus como seu Salvador, Ele entrará em seu coração e com o poder do seu sangue te limpará e você se tornará filho de Deus.


Plano da Salvação com os dedos


Mariana, a florzinha






MARIANA, A FLORZINHA
(Publicação APEC) - Recurso visual-  Educador Cristão Criativo

         Mariana era uma flor bem pequena. Vivia num imenso parque, rodeada de muitas coisas bonitas. Visitantes vinham de longe para conhecer e apreciar aquele lindo lugar.

A cada manhã quando o sol surgia, e os portões do parque se abriam, Mariana banhava-se com as gotas de orvalho. Lavava seu rostinho, suas pétalas, e, colocava-se na posição mais elegante possível, esperava ansiosamente que muitas pessoas viessem admirá-la
Mas... Que tristeza! Os pés dos visitantes passavam tão perto que quase a amassavam e, sem a notarem, dirigiam-se para o lindo e grande jardim que se encontrava logo atrás dela. Ah!... Se ela pudesse estar naquele lindo jardim, no meio daquelas grandes, coloridas e orgulhosas flores...
       Lá sim, ela poderia aparecer. Mas será que apareceria mesmo? Aquelas flores eram muito maiores, muito mais bonitas do que ela! Bem, ao menos se ela estivesse lá, quem sabe por um descuido, alguém a notasse. Mas, não tinha jeito! Ela estava ali, longe do jardim, e ao que parece. NADA havia nela que chamasse a atenção das pessoas.

       Numa manhã, Mariana acordou com um grande desânimo. Chegou mesmo a desejar que um daqueles homens bem pesadões que visitavam o parque, a amassasse com uma grande pisada.  Desta vez, quando as pessoas começaram a entrar pelo portão, ao invés de querer aparecer, Mariana queria se esconder. Esconder-se de todos. Ela sentia que não valia nada! Sentia-se muito feia. E via que nem merecia ser chamada de flor. Flores para ela, eram aquelas do jardim! Aquelas sim eram admiradas por todos. Na verdade para ela seria muito bom que nascesse muito mato ao seu redor. Assim, ela sumiria de uma vez!

Mariana estava tão presa aos seus pensamentos, que nem percebeu quando uma menininha se aproximou dela.
     Depois de encostar seu narizinho na florzinha, a menina correu em direção aos seus pais gritando: - Mamãe, Mamãe, achei! Aquele perfume gostoso que sentimos, vem daquela florzinha ali! Venha sentir Mamãe! De perto o perfume é ainda bem mais gostoso!

Mariana se alegrava. Estava agora até envergonhada e, procurou colocar-se da maneira mais elegante possível quando os pais da menina se aproximaram. Que felicidade para Mariana! Agora se sentia finalmente realizada.

     Muitas outras pessoas atraídas pelos gritos da menina vinham também sentir o delicioso cheiro da florzinha. Este era sem dúvida o dia mais alegre na vida de Mariana. Esqueceu toda a tristeza que até a bem pouco tempo a abatia. E tudo, por causa do seu perfume, que foi percebido pela pequena visitante.

Se fosse somente a sua beleza... Oh, as flores do jardim eram muito mais bonitas do que ela! Mas o seu PERFUME superou a beleza de todas as outras!
      A Palavra de Deus, diz que nós, os salvos, somos o “bom perfume de Cristo”. Entenderam o que isto quer dizer? Quer dizer que cada um de nós, em nossas palavras, em nossas atitudes e em nossas ações, temos que mostrar que o Senhor Jesus vive em nós.
Você é tão pequeno diante de um mundo tão grande, não é mesmo? Talvez seja o único ou a única pessoa crente lá na sua casa, lá na escola e,... É tão difícil!!! Pode pensar talvez... Quem vai dar importância às minhas palavras, ao meu testemunho?
Lembre-se de Mariana. Apesar de tão pequenina, seu perfume atraiu a menininha, depois seus pais, e depois, um grande número de pessoas.
Então, você quer ser realmente o bom perfume de Cristo? Assim, você será um meio para que outras crianças e adultos, quem sabe, seu papai ou mamãe, se interessem em receber a Cristo. Isto será sem dúvida a maior alegria que você poderá experimentar.
      Mas há ainda uma coisa importante que eu devo dizer.
Você só poderá ser o bom perfume de Cristo, se já O conheceu como seu Salvador pessoal.
Você já O convidou para vir morar no seu coração? Se não o fez ainda, saiba que Deus ama muito você. Tanto que, mandou se Único Filho, o Senhor Jesus, para morrer na cruz no seu lugar por causa do seu pecado (suas mentiras, sua desobediência, sua teimosia e tantas coisas que você tem feito de errado).
Ele derramou o Seu sangue e morreu por você naquela cruz. Mas depois de três dias ressuscitou e agora está no céu novamente preparando um lindo lugar para todos. Você quer fazer isto hoje mesmo? Se quiser venha a frente e vamos orar por você.


A armadura do cristão  

Estudo Bíblico para crianças






A ARMADURA DO CRISTÃO
Texto Bíblico: Efésios 6. 10-20

Objetivos:

- Levar a criança a compreender que para vencermos o mal precisamos de armas espirituais.
- Ensinar que podemos adquirir estas armaduras através da nossa fé em oração.

Recurso visual : Soldadinho romano de E.V.A com montagem das peças. Primeiro você vai apresentar às crianças o menino sem as armaduras. Em seguida vá colocando uma armadura por vez. Após terminar a explicação de uma, coloque a outra até o final do estudo.
Versículo para memorizar:
"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo".
E f 6.11

Quando falamos em armadura lembramos de soldados, guerreiros que nunca vão para uma batalha sem estarem totalmente vestidos de uma armadura. Ou seja, protegidos para que seu corpo não seja atingido e que permaneça firme até o fim da batalha.
            Você sabia que Deus também nos dá uma armadura? É isso mesmo, nós temos um inimigo muito perigoso, que não gosta de Deus nem dos seus filhos. A Bíblia diz que ele veio matar, roubar e destruir. O nome dele é Satanás e nós precisamos vencê-Io. Ele é invisível, por isto lutamos contra ele com armas espirituais, que não vemos, mas sentimos. A armadura de Deus é o que nos torna firmes contra todo mal.     Deus nos manda vestir toda essa armadura, não para lutarmos uns contra os outros, mas para lutarmos contra tudo o que não lhe agrada.

Vamos conhecer essas armaduras:
 1- Tomai... também o Capacete da Salvação - Se somos soldados salvos por Jesus, teremos  força e autoridade para vencer o inimigo.

2- Vestindo-vos da Couraça da Justiça - Julgar com justiça é atribuir a recompensa ao vencedor e o castigo ao culpado. Toda pessoa salva em Jesus precisa ser justa. Não enganar nem prejudicar ninguém.

3- Cingindo-vos com a verdade - Só a verdade é capaz de guiar as pessoas pelo caminho certo. Deus odeia a mentira e sua Palavra é clara quando diz que o mentiroso é filho do Diabo nosso inimigo.

4- Usando sempre o Escudo da Fé - O escudo serve de proteção para o soldado. A fé em Deus nos protege do mal, quando confiamos que o Senhor está a nos proteger.

5- Tomai... a Espada do Espírito - Quando Jesus foi ao céu, deixou o Espírito Santo para nos guiar neste mundo. É Ele que nos diz a hora certa de atacar o inimigo e vencermos esta luta. O Espírito de Deus nos mostra as ciladas e estratégias usadas pelo Diabo contra nós. O Espírito de Deus nos capacita para vencer!

6-  Calcai os pés com a preparação do Evangelho da Paz - A grande missão da igreja do Senhor é anunciar o evangelho. Quando falamos do amor de Jesus para outras pessoas, estamos contribuindo com o plano de Deus para salvar a humanidade e tira-Ia das garras do inimigo.

Deus nos deu esta armadura, para lutarmos contra o mal. Ele está a frente da batalha, portanto, devemos estar revestidos desta armadura sempre. Em Jesus somos mais que vencedores!!!

3 comentários:

Consultora em Educação disse...

Ambientes barulhentos agridem

Na 22ª. segunda semana de gravidez, a cóclea, órgão que abriga todos os componentes da audição dentro da orelha interna, já está completamente formada. Isso quer dizer que o bebê ouve a mesma coisa que você.

Estudos já demonstraram que o líquido amniótico pode amplificar alguns tipos de som, como os muito graves. A voz da mãe também é amplificada em cerca de 5 decibéis.

Um estudo chegou a mostrar que mulheres que trabalhavam oito horas por dia num ambiente de muito barulho (em volumes que exigiam proteção auricular) corriam mais risco de ter bebês com problemas auditivos.

Além disso, é preciso considerar que um barulho muito forte faz com que o organismo da mãe produza hormônios ligados ao estresse, fazendo o coração acelerar, o que não é bom para a saúde cardíaca do bebê.

Os bebês, desde o útero materno, ouvem e reconhecem vozes. Sabe-se também que são capazes de sentir emoções da mãe, de se assustar e que após o nascimento terão memórias da vida intra uterina.

O psiquiatra canadense Thomas Verny explica no livro “Bebês do Amanhã: Arte e Ciência de Ser Pais”, que desde os primeiros meses de gestação, a criança é capaz de identificar certos acontecimentos.

“Com 4 meses e meio, se você acender uma luz forte na barriga de uma gestante, o bebê vai reagir. Se fizer um barulho alto, ele tenta colocar as mãos nas orelhas. Se colocar açúcar no liquido amniótico, ele vai dobrar a ingestão. Bebês gostam de açúcar! Quando se coloca algo amargo, o bebê para de tomar o líquido e faz cara feia. Eles sentem a diferença entre doce e amargo, reagem à luz, ao toque e ao barulho.”

Vídeo-game e todos os brinquedos sonoros devem ser avaliados pelo som que emitem. “O sistema auditivo é um órgão sensorial extremamente delicado e passível de lesões se for muito carregado, principalmente em bebês, que têm uma sensibilidade auditiva muito apurada. A célula ciliada do ouvido interno do bebê sofre com o ruído excessivo e esse abuso pode acabar levando à sua destruição”, alerta o otorrinolaringologista Jamal Azzam.

A indicação é sempre manter os pequenos longe de ambientes muito barulhentos, seja um local fechado ou na rua, onde o som do trânsito também causa incômodo. Se for inevitável fugir desses locais, o ideal é proteger os ouvidos da maneira certa. “Muitos pais usam algodão para tapar o canal auditivo, mas isso não garante a vedação necessária do som. Uma opção é usar fones de ouvido de boa qualidade que preservem a audição”, finaliza Azzam.

“Há uma região no cérebro chamada “tálamo”. Esta é a parte do cérebro na qual a música é percebida. No tálamo as emoções, sensações e sentimentos são percebidos antes destes estímulos serem submetidos às partes do cérebro responsáveis pela razão. A música, portanto, não depende do sistema nervoso central para ser assimilada imediatamente pelo cérebro. Ela passa pelo aparelho auditivo, pelo tálamo e depois vai ao lobo central.

A “batida” que substitui o ritmo provoca um estado de emoção que a mente não discerne. Desorganiza a química. As batidas graves da percussão afetam o líquido cerebrospinal.
O volume (amplificado) das músicas acima de 50 decibéis prejudica a audição e a saúde cerebral”.

“Cantem-lhe uma nova canção; toquem com habilidade ao aclamá-lo.” (Sl 33:3 – NVI)

Unknown disse...

Gostei,muito

Dannielle Sillva disse...

Parabens amei seu trabalho vc é Ungida Pelo Senhor Jesus que ele continue lhe usando na Obra tens me inspirado e ajudado muito.